Esta é uma pergunta que nos fazem dezenas de vezes e que não tem uma resposta clara, uma vez que a pergunta deveria ser: Qual a plataforma que melhor se adapta ao meu produto?
Para quem está a iniciar esta jornada das vendas online, uma das decisões mais importantes que os empreendedores enfrentam é a escolha da plataforma certa para alojar a loja online. Já, aqui, tínhamos sobre a escolha da plataforma certa para lançar uma loja online.
Essa escolha é crítica, pois afeta a funcionalidade e a estética da loja, assim como a sua escalabilidade, segurança e experiência geral do cliente. Diríamos que corresponde ao alugar ou comprar uma loja física. Talvez esta seja a melhor analogia ao mundo físico.
No entanto, quais são as plataformas mais utilizadas no mundo?
Shopify e Woocomerce estão identificadas como as mais utilizadas no mundo e em Portugal! Veja aqui a tabela das tecnologias mais utilizadas em Portugal
Será a escolha da plataforma algo assim tão importante?
Sim, muito!
Em todo o processo da construção de uma loja online, uma das maiores dores de cabeça surge, precisamente, na altura em que tem de escolher a plataforma que vai usar na sua loja. Ou, decididamente, confia na sua agência web ou vai ter de fazer um estudo muito completo sobre este assunto. É por isso que o vamos ajudar a tomar a melhor decisão!
As opções dividem-se basicamente em quatro categorias: plataformas gratuitas, alugadas (SaaS); alugadas híbridas (SaaS) ou construídas de raiz (personalizadas).
Cada uma tem as suas vantagens e desvantagens, dependendo das necessidades específicas do negócio, recursos disponíveis e objetivos a longo prazo. Se tem dúvidas, poderá ainda ler o ECOMMERCE PARA TODOS!
Deverá escolher a plataforma que melhor se adapta ao seu negócio e não em função daquela que se “diz” ser a melhor plataforma de e-commerce. E, para identificar qual a melhor para o seu modelo de negócio, deverá responder às perguntas que se seguem.
12 PERGUNTAS PARA ESCOLHER A MELHOR PLATAFORMA
- Que integrações são necessárias para o meu e-commerce?
- Quantos produtos pretendo disponibilizar para venda online?
- Qual é a estimativa de vendas esperada em termos de quantidade e valor?
- Que tipo de equipa terei de dedicar ao projeto de e-commerce?
- Estou disposto a investir regularmente em tecnologia para manter e expandir a minha plataforma de e-commerce?
- Já elaborei o meu Request For Proposal (RFP) ou documento de requisitos para a seleção da plataforma de e-commerce? Se não sabe do que se trata, então dê um salto à Parte 10 deste livro.
- Até onde estou disposto a investir e quais são os meus objetivos de longo prazo para o meu e-commerce?
- Quais são as minhas necessidades específicas de personalização e de controlo da plataforma?
- Quais são os recursos de marketing e vendas que desejo ter integrados na minha plataforma?
- Quais são as minhas preocupações em termos de segurança de dados e que conformidades com regulamentações devo respeitar?
- Quais são as opções de suporte técnico e serviços adicionais oferecidos pela plataforma?
- Quais são as opções de escalabilidade da plataforma escolhida, que me permitam acompanhar o crescimento futuro do meu negócio?
Plataformas Gratuitas (Open Source)
As plataformas gratuitas, em código aberto, como WooCommerce (para WordPress), OpenCart, Magento e PrestaShop, entre outras, oferecem uma entrada de baixo custo no mundo do e-commerce.
A principal vantagem é óbvia: não há custos iniciais ou mensalidades para utilizar o software. Estas plataformas são frequentemente open source, o que significa que têm uma comunidade de programadores que contribuem para melhorias constantes e disponibilizam uma vasta gama de plugins e temas para personalizar e expandir as funcionalidades da loja.
Atenção, não é tudo grátis! As plataformas gratuitas exigem que tenha ou contrate conhecimento técnico para instalação, configuração e manutenção. Além disso, embora o software possa ser gratuito, existirão custos associados com o alojamento, certificados SSL, integrações de pagamento e possíveis personalizações. Não acredite que será sempre grátis, pois ai pagar mais tarde ou mais cedo!
As plataformas Open Source são atraentes para quem está a começar com um orçamento limitado.
Se não tiver equipa de desenvolvimento e se não necessitar de recursos muito específicos, pense em alugar uma plataforma SaaS!
Plataformas Alugadas (SaaS)
Plataformas como Shopify, BigCommerce, Commerce Cloud Sales Force, Adobe commerce, Squarespace, Shopkit, Jumpseller, lojas online CTT, VTEX ou Redicom, entre outras, operam no modelo SaaS – Software as a Service-, em que se paga uma mensalidade para utilizar o software alojado em cloud.
A grande vantagem aqui é a conveniência. Estas plataformas oferecem uma solução “tudo em um”, o que inclui alojamento, segurança, atualizações automáticas e uma variedade de ferramentas integradas para fazer a gestão de produtos, processamento de pagamentos e marketing.
Muitas vezes, oferecem também integrações com as transportadoras e com os gateways de pagamento mais conhecidos.
Diríamos que SaaS é ideal para os que desejam uma solução pronta, sem se preocuparem com aspetos técnicos.
Tome nota: Dependendo do volume de vendas e recursos utilizados, os custos mensais podem ser significativos. Mesmo com os custos mensais elevados, temos de ter em conta que aqui não existe o pagamento a uma equipa de programadores, o que poderia elevar substancialmente o preço a pagar mensalmente.
É este somatório que dever levar em conta e não ficar apenas focado nos números que lhe estão a ser pedidos pelo aluguer da plataforma SaaS, mesmo somando os valores que podem ser cobrados pelas transações.
Plataformas alugadas híbridas
As plataformas híbridas de e-commerce oferecem uma combinação das características das plataformas gratuitas, alugadas (SaaS) e construídas de raiz. Permitem uma maior flexibilidade e personalização do que as plataformas totalmente alugadas, ao mesmo tempo que são mais acessíveis e de implementação mais rápida do que as soluções totalmente personalizadas. Estas plataformas podem ser ideais para negócios que procuram um equilíbrio entre custo, personalização e facilidade de uso.
Plataformas construídas de raiz
Construir uma plataforma de e-commerce de raiz significa desenvolver um sistema personalizado que responda exatamente às necessidades específicas do seu negócio. Estas plataformas conseguem o máximo de flexibilidade e permitem um maior controlo da experiência do utilizador, funcionalidades e integração com outros sistemas. Esta será a escolha ideal para negócios com requisitos muito específicos ou que atuam em nichos de mercado altamente especializados.
O lado negativo é o custo e o tempo de desenvolvimento, que são muito elevados em comparação com as outras opções. Além disso, terá de formar uma equipa responsável pela manutenção contínua.
Headless Commerce nasce como uma solução para separar o front-end (a interface do utilizador, conhecida pela frente da loja) do back-end (o código interno que suporta o sistema de gestão interno, área de atuação dos programadores back-end).
Tradicionalmente, as plataformas de comércio eletrónico eram monolíticas, significando que o front-end e o back-end estavam interligados. Contudo, esta solução limitava a capacidade de as empresas personalizarem e inovarem a interface do utilizador, pois, qualquer mudança exigia modificações em todo o sistema.
Headless Commerce, por outro lado, desacopla estas duas camadas. O front-end pode ser qualquer interface que o cliente interaja, enquanto o back-end é uma plataforma robusta e consistente que faz a gestão de todas as operações. Desta forma é possível criar interfaces personalizadas e inovadoras sem as limitações impostas por uma plataforma monolítica.
Mas, apesar de separados e autónomos, no headless commerce, o front-end e o back-end ligam-se através de API. Assim é possível, instalar ou desinstalar componentes de front-end e de back-end a qualquer momento, conforme as necessidades da loja.
As empresas que adotarem essa abordagem estarão mais bem posicionadas para inovar, crescer e oferecer experiências de compra de alta qualidade aos seus clientes.
A escolha entre plataformas gratuitas, alugadas, híbridas ou construídas de raiz depende de uma série de fatores, incluindo o orçamento, os recursos internos, os requisitos técnicos e os objetivos comerciais. Para negócios que estão agora a iniciar ou que têm orçamentos limitados, as plataformas gratuitas ou SaaS podem ser as opções mais viáveis. Negócios estabelecidos com requisitos complexos e recursos financeiros para investir podem beneficiar mais de uma solução construída de raiz ou híbrida.
Independentemente da escolha, avalie cuidadosamente as necessidades atuais e futuras do seu e-commerce, e esteja preparado para se adaptar à medida que as necessidades evoluem. A plataforma escolhida deve responder às necessidades atuais e ser capaz de escalar e evoluir com o seu negócio.
Nunca se esqueça de que cada opção tem um conjunto de vantagens e desvantagens, e que a decisão deverá ser tomada com base nas necessidades específicas da sua loja. Em caso de dúvida, fale com um especialista nesta área.









