Aumento das compras online e preferência por entregas rápidas
Com a participação de 45 empresas de diversos setores, o Barómetro CTT de junho de 2024 oferece uma visão abrangente das tendências e dos desafios que as lojas online enfrentam no dia a dia. Entre os principais destaques, observa-se uma forte tendência de aumento das compras online e uma crescente importância das opções de entrega rápidas e convenientes, como o “sameday delivery“.
Segundo os CTT, e conforme identificado no CTT e-Commerce Report de 2023 e na 1ª Vaga do Barómetro deste ano, as empresas portuguesas apontam para um crescimento generalizado das vendas online. Esse crescimento foi assumido por 71% dos inquiridos e 44% indicam mesmo que o crescimento será superior a 10%, reforçando as previsões de crescimento do ecommerce a um ritmo superior a dois dígitos.
Nos resultados do 1.º semestre, são visíveis as tendências preconizadas pelo estudo de 2023. Contudo, as empresas quando questionadas sobre as perspetivas para o 2.º semestre de 2024, antecipam um crescimento ainda maior, pelo que tudo indica que 2024 tem condições para ser mais um ano com taxas de crescimento acentuadas no ecommerce em Portugal.
Importa também referir que grande parte dos inquiridos indica que o peso do ecommerce no total das vendas já superou os 10% e tem revelado uma tendência igualmente crescente.
Apesar das perspetivas de crescimento do ecommerce em Portugal, é de referir que estas ainda se situam bastante abaixo da média do mercado global.
Princípio de Pareto
Aplicando o Princípio de Pareto (80/20) aos resultados do Barómetro CTT de julho de 2024, podemos identificar os aspetos mais críticos que provavelmente representam a maior parte dos resultados positivos no e-commerce:
1. Crescimento das Vendas Online:
- 80% dos participantes esperam um crescimento nas vendas online no final de 2024, sendo que apenas 11% preveem uma queda. Este otimismo é um forte indicador de que a maioria das empresas está a aumentar de forma significativa as suas receitas digitais.
2. Peso das Compras Online:
- 60% dos participantes indicam que o peso das compras online já ultrapassa 10% do total de compras nos seus setores. Este dado reforça a relevância crescente do comércio eletrónico no mercado das vendas.
3. Entrega Rápida e Gratuita:
- Mais de 50% dos participantes já oferecem ou planeiam oferecer o “sameday delivery”. Além disso, a entrega gratuita e a velocidade são os atributos mais valorizados pelos consumidores, destacando a importância de responder às expetativas de conveniência e custo-benefício dos clientes.
4. Inovações em IA e Sustentabilidade:
- As áreas de Inteligência Artificial (IA) e Data Analytics são prioritárias para investimento em inovação. A personalização de recomendações de produtos e a melhoria do atendimento ao cliente através de chatbots são apontados como áreas de maior benefício.
- A sustentabilidade também ganha destaque, com a maioria das empresas a comprometerem-se a oferecer embalagens recicláveis e produtos sustentáveis nos próximos meses.
 
			 
			 
		









 
									 
									 
									 
									 
									 
									