Como escolher uma influenciadora Como escolher uma influenciadora

4 erros a evitar na escolha de um Influenciador

Escolher um ou mais influenciadores para trabalhar com uma marca é uma decisão estratégica que vai muito além de uma simples seleção de nomes e caras! A escolha de um influenciador é determinante para o sucesso de uma campanha.

Listamos quatro erros comuns que podem fazer a diferença entre uma parceria eficaz e uma perda de investimento.

Escolher apenas com base no número de seguidores
Um dos erros mais comuns na escolha de um influenciador é focar a decisão da escolha, exclusivamente, no número de seguidores. Embora uma grande base de seguidores possa parecer atrativa, não garante que a mensagem da marca seja bem recebida ou convertida em vendas. O mais importante é avaliar o nível de interação dos seguidores do influenciador. Comentários, likes, partilhas e menções indicam o quão ativa e ligada é a audiência. Um influenciador com menos seguidores, mas com uma audiência altamente “engajada”, pode trazer resultados muito mais eficazes!

Não alinhar o público-alvo da marca com o do Influenciador
Outro erro crítico é não considerar se o público do influenciador está alinhado com o público-alvo da marca. Antes de assinar um contrato de parceria, é essencial analisar os dados demográficos e os interesses da audiência do influenciador. Se o público do influenciador não corresponder ao perfil de clientes da marca, a campanha provavelmente não terá o impacto desejado. Uma boa prática é escolher influenciadores que já tenham promovido produtos ou serviços similares e que tenham um histórico de sucesso nessas colaborações.

Ignorar a autenticidade e os valores do influenciador
A autenticidade é fundamental no marketing de influência. Um erro que muitas marcas cometem é ignorar a voz e os valores do influenciador. Tentar moldar o influenciador para adaptar-se à marca é um erro grosseiro que poderá trazer maus resultados.

Reputação do influenciador
Uma má análise à reputação do influenciador poderá trazer dissabores ao longo do tempo. É importante identificar se o influenciador está ou esteve envolvido em polémicas, assim como o que é dito sobre o mesmo nas redes socias e na imprensa.

É claro que para ter acesso a alguns dados para efetuar uma análise correta, deverá contratar uma ferramenta especializada nesta área. O ECOMMERCE PARA TODOS recomenda a utilização da Brinfer.

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