Um catálogo no Merchant Center com todos os produtos aprovados é o desejo de todos aqueles que fazem gestão de tráfego. Acreditem que é uma tarefa muito difícil e, em alguns casos, para catálogos mais longos, quase impossível!
O Google estabelece padrões muito rígidos para os produtos que podem ser listados no seu motor de pesquisa. Também é certo que muitas vezes os algoritmos não leem os produtos de forma adequada!

O Google Merchant Center permite que os proprietários de lojas online enviem as informações de produtos, para que depois surjam nas campanhas de shopping, assim como nas listagens gratuitas do Google Shopping. No entanto, antes de os produtos serem elegíveis para serem mostrados, passam por um processo de revisão, no qual as políticas do Google são aplicadas. O não cumprimento dessas políticas resulta em reprovações ou, em casos mais graves, suspensões de conta. Um ou mais produtos reprovados podem impactar negativamente a estratégia de ecommerce.
Quais os principais motivos que levam à reprovação de produtos e como evitá-los?
1. Qualidade dos dados
A qualidade dos dados que são enviados para o Google Merchant Center é um fator determinante para a aprovação dos produtos. Um dos erros mais comuns é a falta de informações detalhadas ou a apresentação incorreta dos dados. O feed (principal fonte de dados utilizada pelo Merchant Center para aceder e mostrar os dados do produto) deve ser construído de forma correta e seguir à risca as exigências técnicas do Google.
2. Informações incompletas ou incorretas
Um dos motivos mais frequentes que levam à reprovação dos produtos está relacionado com a ausência de dados essenciais, como o título do produto, a descrição ou o preço. Estes campos são fundamentais para que o Google compreenda o que a loja está a vender e para que os utilizadores possam fazer uma escolha consciente. Aqui estão alguns aspetos a que deves prestar atenção:
- Títulos e descrições corretas: O título deve descrever corretamente o produto. Devem ser evitadas informações ambíguas ou exageradas que possam enganar o consumidor.
- Ingredientes: Caso se aplique, verifique com atenção os ingredientes do produto reprovado.
- Preços corretos: O preço apresentado no Merchant Center deve corresponder exatamente ao que é mostrado na loja. Discrepâncias, mesmo que pequenas, levam à reprovação.
3. Violação de regras de formatação
Além de serem completas e precisas, as informações enviadas devem estar no formato correto. Por exemplo, atributos como cor, tamanho ou material devem seguir as normas de formatação exigidas pelo Google. Um erro na inserção desses dados pode causar a rejeição do produto.
4. Políticas de produtos proibidos
O Google tem uma lista de produtos estritamente proibidos, e a inclusão de qualquer um destes no feed resultará numa reprovação imediata:
- Armas e munições: Produtos relacionados com armas de fogo, explosivos ou facas perigosas são terminantemente proibidos.
- Drogas recreativas e substâncias ilegais: Drogas ilegais, assim como produtos relacionados com a sua utilização.
- Produtos de tabaco: Nem cigarros, nem produtos de vaporização ou tabaco para mascar são permitidos.
- Conteúdos perigosos ou de ódio: Produtos que promovam a violência, o ódio ou a discriminação com base na raça, religião, etnia, género ou qualquer outro grupo social são completamente proibidos.
- Produtos restritos: Além dos produtos proibidos, existem outros que são permitidos, mas com restrições rigorosas. Por exemplo, os produtos relacionados com álcool podem ser publicitados em alguns países, mas apenas em conformidade com as regulamentações locais. Da mesma forma, medicamentos que não necessitem de receita podem ser anunciados, mas devem cumprir várias normas de segurança e saúde.
5. Políticas de publicidade
Outro motivo comum de reprovação é o conteúdo enganoso nos anúncios. O Google valoriza a transparência e a precisão acima de tudo. Se existir qualquer tentativa de enganar os utilizadores, os produtos serão reprovados.
- Descrições exageradas ou falsas: Prometer mais do que o produto realmente oferece é uma maneira rápida de garantir que o anúncio seja reprovado. Frases como “o melhor do mercado” ou “garantia de resultados imediatos” podem ser consideradas enganosas. A descrição do produto deve refletir exatamente as suas características e capacidades.
- Garantias falsas: Outro erro comum é oferecer garantias irrealistas, como prometer reembolsos totais sem mencionar as restrições ou condições aplicáveis. Todos os termos e condições devem ser claramente explicados e facilmente acessíveis na loja.
- Uso de imagens manipuladas: As imagens são uma parte essencial da listagem de produtos, e o Google pretende garantir que estas representam o produto de forma justa e precisa. A utilização de imagens que não correspondam ao produto real, ou que sejam manipuladas de forma a criar uma impressão enganosa resultará na reprovação.
6. Experiência do utilizador
Uma boa página de destino não só melhora a experiência do utilizador, como também é essencial para a conformidade com o Google Merchant Center. Erros comuns nas páginas de destino podem levar à reprovação, mesmo que os dados do produto estejam corretos.
- Correspondência de Informações: A página de destino deve fornecer informações consistentes com as fornecidas no Merchant Center. Se o preço ou a disponibilidade de um produto diferirem entre a página de destino e o anúncio, isto causará reprovação.
Problemas de acessibilidade: É fundamental que as páginas de destino sejam de fácil navegação e que estejam acessíveis em dispositivos móveis. Uma página que não carregue corretamente ou que tenha falhas técnicas pode levar à suspensão temporária dos anúncios.
7. Monitorização contínua
Gerir uma loja online e manter todos os produtos em conformidade com as políticas do Google é uma tarefa contínua. Para garantir que os produtos não sejam reprovados, é importante:
- Monitorizar alertas no Merchant Center: O Google envia notificações detalhadas sobre os produtos reprovados ou problemas na conta. Agir rapidamente sobre esses alertas pode evitar outras penalizações.
- Analisar regularmente os feeds de dados: É importante verificar regularmente que as informações dos produtos estão sempre atualizadas e corretas.
- Atualizar as páginas de destino: À medida que as promoções e os inventários alteram, é necessário verificar se a informação é consistente entre a loja e o Merchant Center.
A Google responde às perguntas frequentes
Como é que o Merchant Center funciona?
O Merchant Center é uma ferramenta gratuita utilizadas pelas lojas online para adicionar informações e mostrar os seus produtos nas plataformas Google.
Depois de adicionar os itens, poderá utilizar a conta do Merchant Center para gerir o inventário de produtos no Google e receber relatórios e dados personalizados sobre performance, tendências e comparativos de mercado.
Como adicionar os meus produtos no Merchant Center?
Se utiliza o Shopify, Woo, PrestaShop ou outra plataforma de ecommerce com suporte, poderá adicionar automaticamente os produtos ao Google quando vincular a sua loja online à conta do Merchant Center. Qualquer alteração futura nos produtos será sincronizada automaticamente com o Google.
Caso não utilize uma plataforma com suporte, o Google pode adicionar automaticamente itens da sua loja ou poderá adicionar manualmente, utilizando um arquivo ou excel, ou inserindo produtos individualmente.
O Google enviará os meus produtos?
Não. O Google ajuda os clientes a encontrar os seus produtos e a sua loja. Se estes se interessarem, poderão aceder à sua loja e realizar o processo de finalização da compra como qualquer outro visitante. Terá de decidir como enviar os produtos.
Como posso promover os meus produtos no Google?
Quando estiver tudo pronto, promova os produtos com as campanhas Performance Max, campanhas publicitárias pagas que usam a IA do Google, para alcançar os clientes certos na hora certa. Tenha total controlo do orçamento e pague apenas quando alguém interagir com seu anúncio.
Como receber suporte do Google Merchant Center?
Resolva os problemas com facilidade acedendo à Ajuda do Google Merchant Center. Corrija problemas comuns e compreenda como medir os resultados e muito mais.









