A Taxa de Conversão de Adição ao Carrinho (add-to-cart rate) e a Taxa de Conversão de Checkout são dois indicadores, entre outros, que determinam o sucesso de qualquer loja online. São duas métricas que muitas vezes passam despercebidas, mas que, na verdade, são essenciais para avaliar a eficácia do funil de vendas de uma loja online.
O add-to-cart, conhecida como taxa de adição ou de adicionar ao carrinho, é uma métrica que mede a percentagem de visitantes de uma loja online que adicionam pelo menos um produto ao carrinho de compras. Trata-se de um indicador que mostra o interesse dos clientes nos produtos oferecidos e a eficácia da experiência de compra que está a ter até, efetivamente, concluir a compra.
Diria que é o primeiro passo visível para o consumidor no processo de compra online. Não há dúvidas de que o utilizador ao adicionar um produto ao carrinho está a demonstrar uma intenção clara de compra, ainda que esta não se concretize de forma imediata.
Como calcular a Taxa de Adição ao Carrinho?
A fórmula para calcular a taxa de adição ao carrinho é bastante simples:
Taxa de adição ao carrinho = (Número de visitas que adicionam pelo menos um produto ao carrinho / Número total de utilizadores da loja) x 100
EXEMPLO:
Para uma correta análise no Google Analytics 4 devemos fazer a exploração do funil de compra desta forma:

- Número de utilizadores: 951
- Número de utilizadores que adicionaram um produto ao carrinho: 86
Taxa de adição ao carrinho=(86/951)×100 = 9,04%, o que significa que, de todos os utilizadores da loja, apenas 9,04% adicionaram pelo menos um item ao carrinho.
Este cálculo é importante para compreender o comportamento dos consumidores e identificar possíveis barreiras (problemas de usabilidade, entre outros), que podem estar a impedi-los de adicionar produtos ao carrinho.
O que é uma boa Taxa de Adição ao Carrinho?

A resposta a esta pergunta pode variar conforme a indústria e o segmento de mercado. Contudo, a taxa média de adição ao carrinho para a maioria das lojas online situa-se entre 7% e 12%.
Para lojas de retalho mais especializadas, como moda ou eletrónica de consumo, a taxa pode ser mais alta, enquanto para setores de nichos ou de compra por impulso pode ser menor.
Se a sua taxa de adição ao carrinho estiver consistentemente abaixo desta média, é um sinal claro de que algo pode estar errado na experiência do utilizador, no design da loja ou na atratividade dos produtos.
6 Fatores que influenciam a Taxa de Adição ao Carrinho
Na realidade, são diversos os fatores que podem influenciar negativamente uma taxa de adição ao carrinho de uma loja online. Vejamos:
- Qualidade da experiência do utilizador (UX): Uma loja de fácil navegação, com carregamento rápido e menus bem estruturados, é um fator essencial. Lojas que dificultam o processo de encontrar produtos ou adicionar ao carrinho têm taxas de conversão mais baixas.
- Apresentação dos produtos: Imagens de alta qualidade, descrições claras e detalhadas, e a apresentação de reviews dos clientes aumentam a confiança do consumidor. Produtos mal descritos ou sem fotos adequadas tendem a ter uma taxa de adição ao carrinho mais baixa.
- Preço e concorrência: Se os preços não forem competitivos ou se os consumidores encontrarem alternativas mais baratas ou com melhores condições noutras lojas, a taxa de adição ao carrinho tende a diminuir.
- Promoções e incentivos: Ofertas como portes grátis, descontos ou brindes podem aumentar significativamente a probabilidade de os consumidores adicionarem produtos ao carrinho.
- Política de devolução: Políticas claras e amigáveis de devolução ou troca aumentam a confiança dos consumidores e podem levar a um aumento da taxa de adição ao carrinho.
- Personalização e recomendação de produtos: Oferecer recomendações personalizadas com base no comportamento de navegação do utilizador ou histórico de compras pode incentivar mais clientes a adicionar produtos ao carrinho.
6 Estratégias para melhorar a Taxa de Adição ao Carrinho
Agora que já sabe o que é a taxa de adição ao carrinho e que está consciente da importância deste indicador, certamente que se deve estar a interrogar como é que podemos melhorar este indicador. Deverá ter em consideração a implementação das seguintes melhorias na sua loja:
- Otimize a página de produto: Certifique-se de que as páginas dos seus produtos são apelativas e informativas. Imagens de alta qualidade, vídeos de demonstração e descrições detalhadas podem fazer toda a diferença. A inclusão de uma secção de avaliações também ajuda a criar confiança.
- Torne o processo de adição ao carrinho intuitivo: O botão “Adicionar ao Carrinho” deve ser facilmente visível e de fácil acesso em todos os dispositivos (desktop, tablet e mobile). Um botão mal posicionado ou pouco destacado pode reduzir a conversão.
- Simplifique a navegação: Permita que os clientes encontrem rapidamente o que procuram através de categorias bem organizadas, filtros úteis e uma barra de pesquisa eficaz.
- Ofereça incentivos visíveis: Exiba claramente ofertas como entrega grátis ou descontos. Muitos consumidores adicionam produtos ao carrinho só depois de perceberem que têm algum benefício adicional.
- Teste e melhore continuamente: Testes A/B regulares em diferentes elementos do seu site (cores dos botões, layout, posição de call-to-action) ajudam a determinar as mudanças que resultam em maiores taxas de adição ao carrinho. Instale na sua loja o Clarity da Microsoft ou o Hotjar.
- Recuperação de carrinhos abandonados: Nem todos os clientes que adicionam produtos ao carrinho finalizam a compra, por isso é importante que implemente um mecanismo de recuperação de emails e ao mesmo tempo tenha uma campanha de retargeting em Meta.
Resumindo:
A Taxa Média de Mercado de Adição ao Carrinho deverá andar entre os 7% e os 12%. Valores inferiores a este intervalo podem indicar problemas na apresentação dos produtos ou na experiência do utilizador.
O que é a Taxa de Conversão de Checkout?
A Taxa de Conversão de Checkout foca-se na etapa final do cliente – o processo de checkout. Ou seja, representa a percentagem de visitantes da loja que se tornaram clientes após terem feito o add-to-cart e seguiram para o checkout.
Como calcular a Taxa de Conversão de Checkout?
Diria que calcular a Taxa de Conversão de Checkout da sua loja é simples! Apenas necessitará de dois indicadores:
- O número de compras concluídas – Os clientes que passam com sucesso pelo checkout até ao final e pagam pelos pedidos do carrinho.
- O número de carrinhos de compras criados – Todos os carrinhos de compras criados pelos visitantes, incluindo aqueles que adicionaram itens, mas optaram por não comprar.
Tome nota!
É necessário que o seu Google Analytics 4 esteja devidamente configurado. Para recolher dados, os eventos deverão estar a disparar de forma correta. Caso o percurso de compra, percurso de pagamento, etc. do seu GA4 estejam em branco , deverá contactar uma empresa especializada na área, como é o caso da ittechbuz
A Taxa de Conversão de Checkout é calculada da seguinte forma:
Taxa de Conversão de Checkout = (Número de compras completas / número de carrinhos de compras criados e iniciado o processo de checkout) x 100
EXEMPLO:

- O número de compras concluídas – 27
- O número de carrinhos de compras criados e iniciado o processo de checkout – 420
Taxa de Conversão de Checkout = (27/420)*100=6,42% - O que é uma boa Taxa de Conversão de Checkout?
- Uma boa Taxa Média de Conversão de Checkout deverá oscilar entre os 29,5% e os 62%, sendo que a taxa considerada média é de 45,7%.
Atingir uma taxa de 62% indica que todo o processo de checkout está a funcionar de forma eficiente. Por outro lado, taxas inferiores a 30% são altamente indesejáveis e mostram que é necessário tomar medidas corretivas.
Melhorar a Taxa de Conversão de Checkout significa que mais visitantes da sua loja se tornam em clientes pagantes e ao dar prioridade a esta taxa, está a melhorar os seus investimentos de marketing.
10 Fatores que levam ao abandono durante o checkout
De acordo com um estudo do Baymard Institute e baseado em 4384 respostas, foram identificados os 10 fatores quem estão na origem do abandono durante o checkout:
- Taxas muito altas
- Entrega muito lenta
- Criação de conta exigida no checkout
- Desconfiança na loja ao fornecer os dados do cartão de crédito
- Processo de checkout muito longo/complicado
- Dificuldade em ver/calcular antecipadamente o custo total do pedido
- A loja ficou “congelada”
- Política de devolução insatisfatória
- Métodos de pagamento insuficientes
- Cartão de crédito recusado
O que é uma Taxa de Conversão de uma loja online?
A Taxa de Conversão de uma loja online (compras / visitas) à semelhança das anteriores é um indicador extremamente importante, daí que em breve, faremos um artigo focado nesta métrica. No entanto, fique a saber que a taxa média de mercado de conversão de uma loja online oscila entre 1% e 5%, dependendo do setor.
| Moda e vestuário | 1,5% e 2,5% |
| Eletrónica de consumo | 1% e 2% |
| Saúde e beleza | 3% a 4% |
| Comida e bebidas | 4% a 5% |
| Bens de luxo e itens de alto valor | 0,5% e 1% |









