20 Estratégias de sucesso para a Black Friday

A Black Friday é o principal evento de vendas do calendário global de ecommerce. É uma oportunidade de excelência para as lojas online aumentarem drasticamente as vendas e captarem novos clientes.

Ativar a Black Friday exige um planeamento estratégico, com uma preparação e execução muito cuidadosa. A Black Friday deve ser pensada com vários meses de antecedência e não duas ou três semanas antes.

É importante ter em consideração que os consumidores começam a pesquisar pelo termo “Black Friday” nos primeiros dias de outubro. A sua marca está no top of mind dos seus clientes, quando estes pensam na Black Friday?

Em paralelo não se esqueça de preparar o Natal! Só após a Black Friday e já no decorrer do final da primeira semana de dezembro, é que o consumidor inicia uma segunda ronda de compras.

Deixamos aqui 20 estratégias para ativar esta Peak Season que poderá ser alargada até à última semana do ano, caso queira ativar o boxing day (dia 26 de dezembro). Os últimos dois meses do ano podem representar, para muitas marcas, um volume de vendas muito considerável. Algumas marcas chegam a faturar o equivalente a três / quatros meses.

1. Preparação antecipada
A preparação é a chave para uma Black Friday bem-sucedida. As lojas online que comecem a planear com antecedência têm mais oportunidades de otimizar as suas operações e serem bem sucedidas nas vendas.

2. Análise das vendas dos anos anteriores
É importante olhar para os resultados dos últimos dois / três anos, e perceber o que, efetivamente, funcionou bem! Identifique quais os produtos que tiveram maior procura e quais as promoções que melhor funcionaram. Compreender o comportamento de compra dos clientes ajuda a tomar decisões conscientes. Analise os números, e não decida tendo por base o achómetro!

3. Stocks e logística
É importante reforçar o stock, tendo por base as vendas efetuadas, não só na Black Friday anterior, mas ao longo do ano. Quais são os SKU (Stock Keeping Unit) que mais vendeu? Quais são os SKUs que libertam mais margem? Veja aqui como calcular a margem líquida e a margem bruta.
É importante reunir com a sua transportadora e combinar o plano de recolhas e obter garantias de que as entregas não vão ser feitas fora de horas. Regra geral, nestes períodos também é feita recolha ao sábado. Problemas com as entregas podem prejudicar a notoriedade da sua loja. Tente surpreender os seus clientes com um envio mais rápido do que o esperado!

4. Infraestrutura
É extremamente importante que analise com o seu fornecedor de hosting se a sua loja está preparada para receber um maior fluxo de visitas. Se a sua loja crashar, vai perder milhares de euros em vendas. Deverá fazer teste de carga no servidor, assim como de todas as funcionalidades do processo de checkout. Se a sua loja for uma SaaS (Software as a Service), como é o caso do Shopify, as preocupações serão muito menores. É importante que os seus clientes tenham a melhor experiência de compra.

5. Estratégia de preços competitiva
Todos sabemos que o preço é o principal fator de decisão durante a Black Friday. Contudo, oferecer grandes descontos sem estratégia poderá ter um impacto negativo nas margens.

6. Descontos inteligentes
Não ofereça descontos em todos os skus. Foque-se mais nos SKU mais procurados e naqueles que libertam maior margem. Utilize estratégia de bundles (conjunto de produtos) para aumentar o ticket médio.

7. Analise a concorrência
É importante monitorizar, constantemente, os preços dos seus concorrentes e estar preparado para reagir e ajustar as suas ofertas. Ferramentas de motorização de preços podem ajudar a garantir a competitividade da sua loja, sem comprometer a lucratividade. Poderá utilizar o SEMRUSH para fazer algumas análises, não de preços, mas de posicionamentos da concorrência e dos anúncios que estão a fazer. Ou ainda a ferramenta SE Ranking.

8. Promoções crescentes
Poderá implementar uma estratégia de promoções crescentes ao longo de todo o mês de Black Friday ou, eventualmente, duas semanas antes. A ativação do período da Black Friday deverá terminar com a Cyber Monday, ou seja, na segunda-feira seguinte. Ao que se seguirá o arranque das campanhas de Natal. Uma abordagem de descontos crescentes vai ajudar na gestão das encomendas e simultaneamente a manter o interesse dos consumidores durante mais tempo, sem que estes se desviem para a concorrência.

9. Transparência nas promoções
Não inflacione os preços antes deste período de fortes promoções. Esta prática não é legal e pode prejudicar a sua reputação. Seja claro sobre as suas políticas de preços e descontos.

10. Velocidade da loja
Uma loja lenta pode ser a diferença entre uma venda e uma desistência. Deverá otimizar o tempo de carregamento das páginas, especialmente em dispositivos móveis, que são o meio mais utilizado para compras.

11. Pagamento simplificado
O abandono de carrinhos de compras é um problema recorrente no ecommerce, e um processo de pagamento complicado pode ser um dos principais motivos. Garanta que o checkout da sua loja é rápido e intuitivo e que oferece múltiplas opções de pagamento. Não se esqueça de que a falta de opções de pagamento vai aumentar a taxa de abandono de carrinho de compras.

12. Atendimento ao cliente
O volume de compras pode sobrecarregar o atendimento ao cliente. Deverá considerar a implementação de um chatbot para responder às perguntas frequentes e preparar a equipa de suporte para um aumento significativo nas interações. Não se esqueça de que este é o período mais importante do ano, pelo que a equipa deve estar treinada e preparada para trabalhar, se necessário, fora de horas.
Atenção! A Black Friday não termina quando o cliente finaliza a compra. O pós-venda é fundamental para garantir a satisfação do cliente e fidelizá-lo. Seja claro em relação à política de devoluções, uma vez que a probabilidade de devoluções pode aumentar.

13. Marketing Digital
O marketing digital é a alma da Black Friday! Uma campanha bem estruturada pode marcar a diferença entre uma temporada mediana e um aumento incrível de vendas. Marketing Digital não é apenas publicar nas redes sociais, mas é muito mais…

14. E-mail Marketing
Utilize a sua base de dados de clientes para enviar campanhas personalizadas. Não se esqueça de que clientes fiéis podem receber ofertas exclusivas ou descontos adicionais, incentivando a recompra. Tome nota que, ao enviar descontos adicionais, estes devem ser sempre superiores ao que vai comunicar na frente da loja, caso contrário o cliente sentir-se-á defraudado.

15. Remarketing
Deverá criar campanhas de remarketing e retargeting para relembrar os seus clientes que vai ter promoções exclusivas. De preferência, meses antes, deverá criar uma landing page alusiva à Black Friday com uma caixa de subscrição, onde recolherá os emails dos consumidores que desejam ser alertados para as campanhas. Poderá também criar audiências personalizadas para trabalhar campanhas de Meta. Não se esqueça do rápido crescimento do TikTok que pode ser um ótimo aliado da sua loja. Ganhe aqui até 100 euros por cada conta nova de anúncios que criar no TikTok.

16. Redes sociais e influenciadores
As redes sociais têm um papel fundamental no aumento de notoriedade e interação. Invista em anúncios direcionados e considere trabalhar com influenciadores que sejam relevantes para ampliar o alcance da sua marca. Veja aqui os 4 erros a evitar na escolha de um influenciador.

17. Palavras-chave
Através de estratégia de SEO poderá aumentar a visibilidade orgânica. Pesquise as palavras-chave que os seus clientes procuram durante a Black Friday e otimize os conteúdos, descrições de produtos e blogs para melhorar o ranking nos motores de pesquisa.

18. Promoções incríveis, mas realistas
A tentação de oferecer descontos elevados em toda a loja é alta, mas é preciso garantir que estes sejam sustentáveis!

19. Ofertas por tempo limitado
Crie um sentido de urgência com ofertas relâmpago ou descontos progressivos, incentivando os clientes a comprarem rapidamente.

20. Portes grátis
Uma das principais causas de abandono de carrinho de compras é o custo dos portes. Oferecer portes grátis, mesmo que condicionado a um valor mínimo de compra, pode aumentar significativamente as conversões.

ESTRATÉGIA EXTRA! Exclusividade
Além dos descontos, ofereça produtos exclusivos para a Black Friday, como edições limitadas ou pré-lançamentos. A sua oferta deverá ser irrecusável.

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