Portugueses mais cautelosos nas compras da Black Friday

Os consumidores portugueses mostram-se cada vez mais estratégicos nas suas decisões de compra e com uma abordagem mais moderada em relação aos seus gastos na Black Friday.

De acordo com um estudo realizado pela Netsonda para a Worten, espera-se que durante a Black Friday os portugueses gastem, em média, 330 euros durante esta campanha, um valor que reflete uma queda de 8% face aos 359 euros registados em 2023.

Este comportamento revela uma maior cautela nas finanças pessoais, possivelmente influenciada pela incerteza económica e pelo aumento do custo de vida.

Apesar deste recuo, há uma faixa etária, em particular, que promete animar o mercado: os consumidores entre os 25 e 34 anos. Nesta faixa, 31% dos inquiridos prevê gastar mais nesta Black Friday, um aumento em relação aos 26% registados em 2023. Por outro lado, a percentagem de pessoas que tencionam gastar menos caiu significativamente de 42% para 31%, sugerindo uma confiança moderada nesta altura de incertezas económicas.

Naquilo que diz respeito ao canal de compra, embora a estratégia omnicanal continue a ser forte, verifica-se uma preferência crescente pelo retalho físico, com 43% dos consumidores a planear fazer as suas compras nas lojas físicas da Worten. A compra online mantém-se forte, com 38% a declarar que farão as suas compras exclusivamente através da internet, o valor mais elevado desde 2020, reforçando a tendência de digitalização do consumo.

Antecipação das compras de Natal continua a ser uma das principais razões para aproveitar a Black Friday, com 47% dos inquiridos a afirmarem que usarão a campanha para esta finalidade. No entanto, a maioria (72%) também reconhece que as promoções são uma boa oportunidade para compras pessoais.

A Worten continua a ser a loja mais recordada por uma larga maioria (85%), mantendo a tendência de crescimento dos últimos anos. A Fnac (46%) e a Rádio Popular (31%) fecham o top 3 de notoriedade. A Worten foi também a loja onde mais participantes compraram produtos na Black Friday do ano passado (58%), seguida de longe pela Fnac (28%) e Amazon (21%).

Dos 60% dos inquiridos que irão fazer compras nesta campanha, os homens demonstram uma maior intenção de comprar (68%) na Black Friday da Worten, em comparação com as mulheres (53%).

As intenções de compra estão centradas na tecnologia (54%), moda e acessórios (38%), eletrodomésticos (36%) e livros (33%).

O estudo demonstra ainda que a campanha de Black Friday é a que goza de mais notoriedade junto dos inquiridos (100%), em comparação com campanhas como a Cyber Monday (76%), os Hot Days (62%) ou o Singles Day (37%).

Despertando um interesse, especialmente no target de 18-24 anos, 85% associa a Black Friday a compras com descontos/preços baixos em várias lojas, considerando este tipo de ações promocionais interessantes ou muito interessantes (84%).

Quanto à adesão a campanhas de Black Friday, as aplicações das marcas (82%) e a televisão (80%) são os canais com maior impacto junto dos participantes.

Recordamos que a blackfriday.pt, startup internacional dedicada às promoções da Black Friday e da Cyber Monday em Portugal estima um volume de negócios de e-commerce entre 130 a 140 milhões de euros para a semana da Black Friday.

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