No ano passado, quase metade da população residente em Portugal (48,9%) realizou compras através da internet. Este dado refere-se especificamente a indivíduos com idades compreendidas entre os 16 e os 74 anos e diz respeito aos três meses anteriores ao inquérito que sustenta o estudo da Anacom – “O Comércio Eletrónico em Portugal e na União Europeia em 2024”.
Este resultado representa um aumento de 5 pontos percentuais face ao período anterior, mostrando uma evolução positiva nos hábitos de compra online dos portugueses. Contudo, apesar deste crescimento, Portugal continua a ocupar uma posição pouco favorável no contexto europeu.
No final do ano, o país ocupava o quinto lugar no ranking dos países com maior percentagem de pessoas que nunca realizaram compras ou encomendas online (24,2% da população).
Por outro lado, apenas 12,8% dos portugueses ou residentes em Portugal têm experiência como vendedores através da internet. Estes números colocam Portugal na 23ª posição europeia, tanto na percentagem de compradores como de vendedores online, sublinhando que ainda existe muito potencial por explorar no comércio eletrónico no país.









